Notícias | Carreiras, Profissões, Mercado de Trabalho e Cursos

Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

Postado em 28/06/2019 por Prominas Online

Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

É natural que um profissional recém-formado em uma graduação, tenha dúvidas do que fará em seguida. Inegavelmente, conhecer os cursos que vêm depois da faculdade e entender a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, ajudará a decidir os novos caminhos.

Com a finalidade de conduzi-lo aos melhores cursos, vamos de forma clara explica o que é uma Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. A princípio, é preciso entender que ambas as modalidades são classificadas como Pós-Graduação. Uma Pós Lato Sensu gera ao aluno um certificado de conclusão de curso, enquanto que, uma Pós Stricto Sensu, disponibiliza um diploma ao aluno formado

Entenda o conceito

Em outras palavras, independente do curso de graduação que o aluno tenha feito, seja licenciatura, ou bacharelado, o curso de nível superior realizado em seguida será uma Pós-Graduação. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996, podemos ter uma ideia geral do conceito de Pós-Graduação:

“A educação superior abrangera o curso de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. ”

Sobretudo, é indispensável compreender a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Desse modo, o Ministério da Educação -  MEC, nos traz um conceito esclarecedor:

  • Pós-Graduação lato sensu: compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration).

 Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais, são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

  • Pós-Graduação Stricto Sensu: compreendem programas de mestrado, doutorado, abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Para Quem é direcionado o curso lato Sensu e Stricto Sensu?

  • Lato Sensu: é direcionado para todos os profissionais que queiram se especializar em uma área de atuação compatível com a graduação realizada. A saber: profissionais graduados em cursos de licenciatura ou bacharelado; profissionais graduados em cursos tecnólogos; profissionais que mesmo já tendo realizado uma especialização, estão em busca de novos conhecimentos.
  • Stricto Sensu: é direcionado para profissionais que queiram seguir carreira de magistratura, é indicado para quem pretende uma carreira como pesquisador ou professor universitário.

A princípio, o aluno deverá fazer o curso de mestrado e só depois poderá fazer o curso de doutorado. A Pós-Graduação Stricto Sensu tem carga horária de 1200 horas e algumas exigências são impostas aos candidatos.

Exigências das instituições para os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu

1 – LATO SENSU:

As exigências das instituições são bastante peculiares, cada uma com suas normas. Mas de modo geral, no ato da matrícula, as instituições solicitam documentos pessoais, comprovantes de residência, históricos escolares, diploma de graduação e TCC ou Plano de negócios apresentados na conclusão da graduação.

Em algumas instituições públicas, faz-se necessário um vestibular. Em outras, é realizado entrevistas de seleção de aluno. Sobretudo, hoje é muito comum os alunos optarem pelas instituições EAD.

O nível de exigência destas instituições é menos burocrático, afinal, trata-se de um ensino a distância que não requer número máximo de vagas, dispensando, assim, as exigências de vestibulares e entrevistas de seleção.

2 – STRICTO SENSU:

Já para estes cursos, as exigências são bem criteriosas. Além de participar de processos seletivos e vestibulares, o aluno precisa se adequar a duas exigências mínimas:

  • Apresentar domínio sobre uma língua estrangeira: Em virtude das pesquisas que o discente terá de fazer durante sua vida acadêmica, é indispensável que ele tenha capacidade de entender pesquisas escritas em outros idiomas.
  • Possuir tema definido para projeto de pesquisa: cada mestrado possui uma linha específica de pesquisa e temas bem definidos. Isto é feito, para que o aluno se torne, de fato, especialistas em uma área de conhecimento.

Portanto, para iniciar um mestrado, o aluno terá de provar que já possui alguma intimidade com a área. O aluno deverá ter um tema definido para seu projeto de pesquisa e poderá usar como base a pesquisa realizada em TCC ou iniciação científica, entregues na conclusão da graduação.

FACULDADE ÚNICA| Referência em cursos a distância na pós-graduação Lato Sens

Se você ficou animado com a possibilidade de fazer um curso de Especialização a distância, a Faculdade Única é referência no MEC e está entre as melhores do Brasil. Com oito áreas de Pós-Graduação, você terá a oportunidade de se especializar e investir no seu crescimento profissional.

Acesse a área do curso que você tem interesse e conheça os cursos da Faculdade Única:

Faça já sua matrícula na Faculdade Única


https://www.prominasunica.com.br/curso/linguistica-aplicada-na-educacao/

https://www.prominasunica.com.br/curso/literatura-brasileira/

https://www.prominasunica.com.br/gestao-do-suas-sistema-unico-de-assistencia-social/