Notícias | Carreiras, Profissões, Mercado de Trabalho e Cursos

Faculdades Prominas e UFV buscam desenvolver Vacina contra a Dengue

Postado em 07/11/2018 por Prominas Online

Faculdades Prominas e UFV buscam desenvolver Vacina contra a Dengue

Pesquisadores das Faculdades Prominas em Montes Claros, no Norte de Minas, trabalham em projeto com o objetivo de encontrar a vacina contra o vírus da dengue. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal de Viçosa, professores e acadêmicos dos cursos de Ciência Biológicas e Enfermagem. A pesquisa, que terá duração de dois anos, está sendo realizada especificadamente para o sorotipo da dengue tipo 3, devido ter a sua maior incidência no Brasil.

O professor, doutor, Caio Roberto Soares Bragança, conta que o planejamento da pesquisa teve início neste ano e que já estão sendo realizados treinamentos com a equipe, abordando as técnicas avançadas de biologia molecular. “A seleção dos alunos se deu através de avaliação curricular, entrevistas e por notas do curso de graduação. O primeiro passo após a montagem da equipe foi realizar as discussões estratégicas metodológicas de artigos relacionados à doença”, explica o professor.

A estudante de ciências biológicas, Lorrana Pereira Silva, de 21 anos, diz que a pesquisa é uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos e ainda poder ajudar as pessoas. “É muito gratificante poder contribuir para a sociedade através desta pesquisa. Além disto foi muito importante para nós acadêmicos ter esta experiência e ter um contato mais amplo, diferente do que estamos acostumados com o curso”, destacou a estudante.

Novas experiências 

A estudante Andréia Pereira e Gabriel Filip Durães Dias, consideraram a grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos e se sentiram honrado em poder participar de projetos que podem melhorar a saúde das pessoas. 

Para a Diretora Acadêmica das Faculdades Prominas, Ângela Madureira, é gratificante ver o desempenho de todo o corpo docente e discente da faculdade. "Oferecemos todo o apoio e suporte possível para que os acadêmicos possam fazer algo que reverta esse quadro de contraentes que ainda é grande, e que assim, possamos ajudar a melhorar a vida das pessoas", conclui.

Os cursos da área da Saúde ofertados pelo Prominas Única são referência em pesquisa e desenvolvimento. Conheça nossos Cursos e faça a diferença na saúde brasileira.

Fonte: G1