Notícias | Carreiras, Profissões, Mercado de Trabalho e Cursos

10 Dicas incríveis para CONQUISTAR a Designação de 2018

Postado em 07/11/2018 por Prominas Online

10 Dicas incríveis para CONQUISTAR a Designação de 2018

A Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais publicou no dia 21/10, o edital de Designação de 2018, abrindo procedimento para inscrição e classificação de candidatos para o exercício de função pública da Rede Estadual de Ensino. As inscrições iniciam no dia 25 de outubro de 2017 e se encerram no dia 10 de novembro de 2017.  Segundo a Secretaria Estadual de Educação a previsão é de 500 mil inscritos.

Quem busca sucesso profissional não pode deixar essa oportunidade ir embora, sem ao menos, tentar um cargo na Rede Estadual. Preparamos para você 10 dicas EXCLUSIVAS para conquistar a designação de 2018..

 1º) FAÇA SUA INSCRIÇÃO O QUANTO ANTES

Existem mais de 180mil vagas para todo o estado; o site ficará sobrecarregado e indisponível em momentos de muito acesso. Caso você não consiga se inscrever durante o dia, tente se inscrever de madrugada, entre 2h ás 4h da manhã. Não deixe para última hora.

O candidato deverá efetuar sua inscrição pela Internet, no endereço eletrônico http://www.designaeducacao.mg.gov.br

Todos poderão fazer inscrição, mas os concursados terão prioridade. Os concursados terão que entrar no sistema e se inscrever, fazer suas escolhas de primeira, segunda e terceira opção. As chamadas para as vagas serão feitas ao longo de todo o ano.

 2º) VOCÊ TEM 3 CHANCES

Verifique as vagas para as instituições educacionais da sua cidade. Você tem 3 oportunidades para ser convocado. Ao se inscrever, não busque apenas os grandes centros. Atente-se para cidades do interior e bairros mais afastados. Nesses locais, o número de inscritos tende a ser menor, aumentando ainda mais as suas chances.

3º) CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO PARA OS CARGOS

Cada cargo possui exigências específicas que vão desde o ensino fundamental até a Pós Graduação. Alguns cargos de educação especial pedem cursos de 120 horas. Verifique se os cursos exigidos para o cargo em que você se inscreveu são de instituições credenciadas pelo MEC.

4º) ATENÇÃO A DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO

Após as inscrições, será feito a divulgação da lista de classificação. Confira sempre no sistema, até conseguir visualizar a listagem. É muito importante que você imprima ou salve no seu computador ou notebook, para certificar de que, caso, precise comprovar sua classificação terá condições de acessar a lista sem precisar entrar no site.

5º) VÁ ATRÁS DA SUA VAGA

Não fique sentado no sofá, vendo televisão, esperando a ligação da Secretaria de Educação, nem das escolas por e-mail ou carta. Você é quem deve ir atrás da sua vaga na instituição escolhida no dia divulgado para isso. Fique atento!

6º) LUTE COM SUAS ARMAS

O grande número de candidatos e de vagas faz com que a luta por uma vaga seja acirrada. Por isso, seja persistente. Confira toda a documentação e esteja certo da sua capacitação para ocupar o cargo. Esteja pronto para comprovar o credenciamento da instituição que você se especializou. Para isso você deve entrar no site do MEC e imprimir as informações sobre o credenciamento da faculdade no Ministério da Educação.

7º) ATENÇÃO! LEIA A RESOLUÇÃO

Agora, uma dica obrigatória. Leia a resolução! Muitos candidatos não leem e acabam deixando de conhecer alguns itens importantes e que definem o caminho em direção a vaga que você quer. Além disso, se algo mencionado na resolução não estiver de acordo com o que foi cobrado, ou exigido de você, será possível argumentar sobre a incoerência entre o que dizem no documento e o que realmente estão pedindo. Fique atento!

8º) ESTEJA PREPARADO SEMPRE

Não deixe de acompanhar a publicação de editais e preencher os requisitos. Faça cursos de aperfeiçoamento, Pós Graduação, complementação pedagógica.  Participe de fóruns, encontros e reunião de debate também, quanto mais aguçado estiver seu poder de persuasão, melhor.

Faça cursos em instituições reconhecidas pelo MEC, assim você não terá problemas durante a análise do seu currículo. O Prominas Online é uma Instituição de educação, credenciado pelo MEC com mais de 300 cursos de Pós Graduação, Extensão, Aperfeiçoamento na área a Educação e demais área do conhecimento voltado para a Designação da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Cursos voltados para Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Transtornos de Aprendizagem, Inspeção Escolar, Administração e Supervisão Escolar, Gestão Escolar e outros. Clique no link e conheça os cursos.

9º) VOCÊ PODE SER UM PROFESSOR DE APOIO

Se você cursa pedagogia, tem a chance de ser um Professor de Apoio, ainda estando no 2º ano de licenciatura. O Professor de Apoio faz parte da equipe de especialistas que devem compor o Atendimento Educacional Especializado ofertado a todos os alunos que possuem necessidades educacionais especiais.

Para exercer o cargo, o candidato deve possuir conhecimentos em Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Comunicação Alternativa e também sobre a condição do aluno, com Autismo, altas habilidades - superdotação; eliminando barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

10º) TRÊS CRITÉRIOS PARA SER CONTRATADO COMO UM PROFESSOR DE APOIO

Para ser um professor de Apoio é preciso se encaixar em pelo menos um dos critérios, em ordem de preferência:

 Possuir um curso de Pós-graduação em Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento cujo histórico comprove, no mínimo, 360 horas de conteúdos da Educação Especial.

01 a 06 cursos com, no mínimo, 120 horas cada, nas áreas de deficiência intelectual, surdez, física, visual, múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), oferecidos por instituições de ensino credenciadas, priorizando-se o candidato que comprovar maior número de cursos em áreas distintas.

1º – Licenciatura plena em Educação Especial: você deve possuir o curso de Licenciatura em Educação Especial.

2º – Pós-graduação em Educação Especial ou Educação Inclusiva ou Licenciatura plena em qualquer área do conhecimento cujo histórico comprove, no mínimo, 360 horas de conteúdos da Educação Especial.

3º – 01 a 06 cursos com, no mínimo, 120 horas cada, nas áreas de deficiência intelectual, surdez, física, visual, múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), oferecidos por instituições de ensino credenciadas, priorizando-se o candidato que comprovar maior número de cursos em áreas distintas.

Lembrando que para ser professor de apoio no estado de Minas Gerais, além dos critérios acima, é preciso ter Curso Normal em nível médio ou matrícula e frequência a partir do 2º período em curso superior (bacharelado ou tecnólogo) em qualquer área do conhecimento, como disposto no ANEXO IV (da Resolução SEE nº 3.118, de 17 de novembro de 2016)

O Prominas Online possui o curso de Pós Graduação em Educação Especial com 620h. Também os cursos de Educação Especial e Inclusiva com ênfase em deficiência intelectual e Múltipla, Educação Especial com módulo voltado para Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD. AEE para deficiência visual:baixa visão e Cegueira; Surdez e deficiência auditiva, AEE para deficiência Intelectual, altas habilidade e superdotação. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, válidos em todo território Nacional e certificados pela Universidade Cândido Mendes, com certificado de valor há mais de 115 anos. Cursos em diversas área do conhecimento na modalidade EAD.