Notícias | Carreiras, Profissões, Mercado de Trabalho e Cursos

Qual o benefício de ter uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho?

Postado em 22/08/2017 por Prominas Online

Qual o benefício de ter uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho?

Não há o que se discutir quanto à importância da Segurança em todas as atividades laborais do ser humano. Sentir-se seguro é uma preocupação de todos; principalmente, nas empresas. E a sociedade, cada vez mais, tem exigido um ambiente de trabalho seguro, com proteção a integridade física e mental; e que respeite a qualidade de vida de seus funcionários. Uma imagem positiva ou negativa repercutirá dentro e fora da empresa.

Por esta razão, o profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho aparece como instrumento primordial e responsável por fiscalizar, proteger e estabelecer programas prevencionistas específicos, detectar possíveis causas acidentais e doenças desenvolvidas no âmbito profissional.

Quem pretende se especializar na área de Engenharia de Segurança do Trabalho contempla alguns benefícios, como, um mercado de trabalho aberto a contratações, simplesmente pelo fato de que, qualquer doença ou lesão, resulta em perda de produtividade; e lucros mais baixos; o que agrava ainda mais a situação de algumas empresas que já sofreram com a crise financeira.

Além disso, a concorrência de empresas Nacionais com empresas Internacionais depende do Certificado Internacional em Saúde e Segurança do Trabalho, o que faz com que muitas empresas contratem profissionais do ramo a fim de ganhar mercado no exterior.

Outro benefício em se especializar na área é que as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas pela sociedade a estar mais atenta á responsabilidade social; saúde ocupacional e preservação ambiental. Por outro lado, também, os acidentes fatais no trabalho no Brasil ocupam a quarta posição no ranking, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho, ou seja, ainda há muito que se fazer neste ramo dentro das empresas, abrindo ainda mais o leque de possibilidades para área. A construção civil, a indústria pesada e os setores de petróleo, mineração e energia elétrica são os principais empregadores.

E os benefícios não param por ai. Por lei, toda empresa é obrigada a ter uma equipe de segurança de trabalho, mas não é exigido que a equipe de segurança seja fixa na empresa. Portanto, existe a possibilidade também de atuar como prestador de serviço. O profissional pode, ainda, fornecer consultoria, elaborando laudos ergonômicos e avaliações de riscos físicos. Órgãos e empresas públicas também buscam o profissional por meio de concursos públicos. Em todas as regiões do país existe demanda, mas as regiões Sul e Sudeste, mais industrializadas, concentram o maior número de vagas.

O piso salarial para Pós Graduados em Engenharia de Segurança do Trabalho é um dos grandes atrativos. Confira as remunerações de acordo com cada engenharia e região do país. A Pós Graduação á distância em Engenharia de Segurança do Trabalho tem ganhado a cada dia mais espaço no mercado, com números crescentes tanto de aluno como em sua faixa salarial inicial.  O Engenheiro de Segurança do Trabalho ocupa hoje o oitavo lugar no ranking dos melhores salários nacionais para a área de Engenharia. 

O curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é oferecido pelo Prominas Online e possui certificado emitido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Os certificados podem ser homologados pelo CREA. O órgão confere ao aluno a atribuição Profissional de Engenheiro de Segurança do Trabalho; atendendo às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de dezembro de 2005.